17 de dez. de 2013

Prepúcio tirar ou manter?

O que é o prepúcio?
É uma dobra de duas camadas da pele e mucosa que cobre a glande do pênis e protege o meato urinário, quando o pênis não está ereto. Também é descrito que o prepúcio que inclui também o capuz do clítoris na mulher, pelo qual o prepúcio é embrionariamente homólogo. O prepúcio é bastante elástico, e age como um lubrificante natural.
O prepúcio é tipicamente retrátil sobre a glande. A cobertura da glande em estado flácido e ereto varia dependendo do comprimento do prepúcio. O prepúcio é anexado à glande no momento do nascimento e não é geralmente retrátil na infância.A idade em que um menino pode retrair o prepúcio varia, mas uma pesquisa descobriu que 95% dos homens eram capazes de retrair completamente seu prepúcio na idade adulta. A incapacidade de retrair o prepúcio na infância não deve ser considerado um problema a menos que existam outros sintomas.
O prepúcio é extremamente sensível porque nele existem terminais de nervos chamados receptores do estiramento, que "ateiam fogo" quando são esticados, rolados, ou massageados.

Pra que serve o prepúcio?
Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que as funções do prepúcio incluem "manter a glande úmida, protegendo o pênis em desenvolvimento no útero, ou aumentar o prazer sexual, devido à presença de receptores nervosos."

Anatomia do prepúcio

O prepúcio é uma cobertura cilíndrica de pele que apresenta sobre o lado exterior um epitélio queratinado e na cavidade nasal do penis varia de acordo com a temperatura. glande, uma mucosa formada por um epitélio não queratinado e terminações nervosas. O prepúcio e a glande estão unidos entre si pelo lado anterior do pênis com uma dobra triangular, o frênulo, e sobre toda a circunferência posterior pelo sulco balanoprepucial, que lembra pela sua forma a coroa da glande. A circunferência anterior corresponde ao lado livre do prepúcio e chama-se orifício ou anel prepucial.
No interior da cavidade formada pela glande e prepúcio deposita-se uma substância de cor branca chamada esmegma, sempre que não haja higiene regular.
O comprimento do prepúcio varia de homem para homem. Prolonga-se por vezes além do meato urinário, formando uma espécie de vestíbulo. É o que acontece com a maioria dos rapazes ao nascerem. A partir da puberdade (e em alguns casos até ao final da adolescência, 18-21 anos), o interior membranoso do prepúcio vai-se separando gradualmente da glande até ser totalmente retrátil quando o pênis estiver erecto. No homem adulto, o prepúcio pode apresentar a mesma disposição, ou uma cobertura parcial ou mesmo nula da glande. Em média, a superfície é de 80cm².
O orifício prepucial é na maior parte dos homens suficientemente amplo para que possa livremente ser retraído até atrás da coroa da glande, sob o efeito de uma tração para trás ou do alongamento do pênis em ereção.

O "freio" do prepúcio
Há uma membrana de pele em forma de Y que conecta no lado de baixo da cabeça do pênis o prepúcio ao eixo do pênis, chamamos de freio a esta membrana. O freio é a parte mais sensível do pênis, contém um número enorme de terminações nervosas. A circuncisão geralmente remove todo o freio ou a maior parte do freio.

A técnica do deslizamento para melhorar a mobilidade do prepúcio

Circuncisão

Circuncisão, exérese do prepúcio, peritomia ou postectomia é uma operação cirúrgica que consiste na remoção do prepúcio, prega cutânea que recobre a glande do pênis. Essa remoção é praticada há mais de 5 mil anos. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 30% dos homens no mundo são circuncidados (algo em torno de 665 milhões de homens),  a maioria por motivos religiosos, uma vez que 68% deles são muçulmanos.
Um motivo possível para o início da circuncisão masculina era a distinção entre povos. Em muitas culturas, a circuncisão no início da puberdadeé encarada como um ritual de passagem - marcando o início da adolescência e a entrada do rapaz na vida adulta. Serve ainda como um sinal identitário permanente, como prova de iniciação num grupo social ou religioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você gostou,comente isso é muito importante para nós.